Departamento de Educação da FOIRN

Coordenação: Edson Gomes (Baré)

Edson-departamento-Educação-foirn

A luta pela educação escolar indígena diferenciada sempre foi uma das principais bandeiras do movimento indígena do rio Negro. Acumulamos vitórias ao longo de mais de 3 décadas de trabalho para que o Estado brasileiro pelo menos reconhecesse a necessidade de termos uma educação diferenciada, que contemplasse nossas especificidades e diversidade cultural e linguística. O departamento de Educação da FOIRN participa dos Conselhos municipais de Alimentação Escolar e de Educação, assim como participa dos Conselhos estadual e nacional de Educação Escolar Indígena.

“Até a segunda metade da década de 1990 nenhuma escola da rede municipal de ensino de São Gabriel da Cachoeira estava reconhecida oficialmente através de um ato legal de criação. Com o passar do tempo, alguns secretários municipais de Educação adotaram a educação escolar indígena como uma política do município. A partir de então todas as escolas nas comunidades do interior, antes chamadas de escolinhas rurais, foram reconhecidas como escolas indígenas diferenciadas, ainda sem o devidoapoio financeiro e pedagógico reivindicado pelo movimento indígena local, e sem Estado assumir a educação escolar indígena como uma política de governo mais definitiva. Acontecem “altos e baixos” acompanhando as mudanças de gestores municipais, de quatro em quatro anos.” (Trecho do livro “Educação Escolar Indígena do Rio Negro 1998-2011 – Relatos de experiências e lições aprendidas”)

Veja mais:
https://issuu.com/instituto-socioambiental/docs/educacao_indigena_rn_web

Grandes distâncias e ausência de políticas públicas

departamento educação foirn

Gersem Baniwa

Conquistar uma educação de qualidade para nossos jovens e crianças, onde possamos falar nossas línguas e termos nossas culturas e saberes valorizados, ainda é um enorme desafio, ainda mais se tratando do vasto território do rio Negro. Para uma maior conscientização sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores indígenas no rio Negro, recomendamos que todos assistam ao documentário “O caminho de Amália”, dirigido por Gersem Baniwa, um dos fundadores da FOIRN.