Turismo de base comunitária em terra indígena

As comunidades do rio Negro através de suas associações de base vem procurando a Foirn e seus parceiros para apoiá-las no desenvolvimento de um novo negócio: o turismo de base comunitária.

Guia do roteiro Iwitera atravessa rio Abuará numa área sem condições de navegação no Médio Rio Negro

As lindas paisagens do rio Negro e nossa diversidade cultural são os principais atrativos dos roteiros que incluem subir o ponto mais alto do Brasil, o Pico da Neblina, praticar pesca esportiva de forma sustentável e integrada às comunidades, além de desfrutar da hospitalidade, culinária e autenticidade dos povos indígenas do rio Negro.

Diante de pressões como a mineração e outras atividades predatórias, o turismo de base comunitária é uma alternativa para a geração de renda nas comunidades, sobretudo, para os jovens. Envolvendo toda a comunidade e sem interferir em sua rotina devido a um calendário organizado para receber os viajantes, o turismo vem trazendo benefícios para as comunidades, tanto materiais, quanto também em termos de autoestima, visibilidade e oportunidades de intercâmbio.

Conhecer para preservar

A máxima “conhecer para preservar” se aplica perfeitamente ao caso do turismo de base comunitária em terra indígena no rio Negro, uma vez que a vivência dos viajantes os transforma em aliados na preservação da floresta e dos povos indígenas. Ninguém sai o mesmo da experiência de mergulhar nas águas pretas, dormir na rede, comer quinhampira com beiju e brincar com a criançada! Neste sentido, as comunidades se alegram ao perceber que os visitantes se interessam e valorizam os seus saberes e tradições, e com isso passam a preservar e amar ainda mais a sua cultura.

Em breve, novos roteiros turísticos envolvendo mais comunidades serão lançados com apoio da FOIRN, do ISA (Instituto Socioambiental) e outros parceiros. Recentemente a FOIRN apresentou com sucesso em Manaus as iniciativas de turismo em terra indígena, mostrando todo o potencial da região do rio Negro para receber visitantes brasileiros e estrangeiros que querem visitar a Amazônia e seus povos originários de modo autêntico e beneficiando diretamente as próprias comunidades.

Atualmente, a FOIRN é parceira das seguintes iniciativas:

Serras Guerreiras de Tapuruquara:

Veja o site da Expedição:
http://www.serrasdetapuruquara.org/

Matéria de capa do jornal O Globo sobre as Serras Guerreiras de Tapuruquara:

https://oglobo.globo.com/sociedade/projeto-turistico-busca-resgatar-cultura-gerar-renda-para-indigenas-no-amazonas-24013143

Expedição ao Yaripo com os Yanomami (Pico da Neblina) em São Gabriel da Cachoeira:

Serra do Padre expedição Yaripo guiada pelos Yanomami
expedição Yaripo ao Pico da Neblina guiada pelos Yanomami
yaripo-marcos-amend-isa
turismo-yanomami-pico-neblina-foirn
previous arrow
next arrow

Turismo de pesca esportiva em terra indígena

planejamento atividade de pesca esportiva em tabocal do uneuixi rio negro

Comunidade planeja atividade de pesca esportiva em Tabocal do Uneuixi, Santa Isabel do Rio Negro

Veja especial do jornal da Globo ressaltando que a atividade de pesca esportiva
realizada pelas comunidades indígenas e seus parceiros conseguiu acabar com a pesca
ilegal na região:

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2018/01/turismo-sustentavel-consegue-acabar-com-pesca-ilegal-em-rio-da-amazonia.html