Departamento de Adolescentes e Jovens Indígenas do Rio Negro (DAIJRN)

Coordenação: Élson Kene Angelino (Baré), Gleise Maia Machado (Tukano) e Sheine Diana Dias (Baré)

Assembleia-Juventude-indigena-foirn
Assembleia-Juventude-indigena-foirn
sheine-dajirn-foirn
Kene-dajirn-foirn
gleise-maia-foirn
previous arrow
next arrow

Criado em 2008 a partir da realização do I Congresso de Adolescentes e Jovens Indígenas de São Gabriel da Cachoeira em 2007, onde estavam presentes cerca de 300 participantes, o Dajirn é fruto das lutas e reivindicações da juventude indígena organizada. Seu principal objetivo é exercer o controle social sobre as políticas públicas relacionadas aos adolescentes e jovens indígenas em âmbito local e regional.

Na IV Assembleia Geral da Juventude realizada em dezembro de 2020, foi reivindicado mais uma vaga de representação dos jovens na região do Médio e Baixo Rio Negro. A reivindicação foi apresentada pelos jovens na XV Assembleia Geral da FOIRN também realizada em dezembro, onde teve aprovação pela assembleia. A partir de 2021, o Dajirn passa a ter mais um integrante, para representar os jovens dos municípios de Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos. 

O departamento tem como objetivos específicos:

• Valorizar a tradição e cultura específica de cada povo a qual pertence os(as) adolescentes e os(as) jovens indígenas;
• Reivindicar e mobilizar à opinião pública e governos, para que tomem partido e medidas culturalmente adequadas para o enfrentamento dos principais problemas socioculturais que afetam adolescentes e jovens indígenas nas aldeias e em contexto urbano;
• Elaborar projetos e programas que amenizem os problemas sociais (drogas, suicídios e outros) e proporcionar o desenvolvimento sócio-político, cultural e econômico de adolescentes e jovens indígenas.

Além disso, o Dajirn está sempre buscando parcerias, apoios e intercâmbios para o fortalecimento do seu trabalho e maior impacto de suas ações.

Leia a Ata da I Assembléia Geral de Adolescentes e Jovens Indígenas do Rio Negro-FOIRN