Departamento de Mulheres

Coordenação: Maria do Rosário Piloto Martins (Baniwa), Larissa Ye´padiho Mota Duarte (Tukano) e Glória de Braga Ribeiro (Baré)

larissa-durante-foirn
gloria-dmirn-foirn
dada-baniwa-dmirn
previous arrow
next arrow

As mulheres indígenas do Rio Negro foram precursoras na criação de associações de base lideradas por mulheres, assim como na luta pela criação de um departamento que pudesse atender aos nossos anseios e necessidades como mulheres indígenas. Muitos são os desafios das mulheres indígenas no rio Negro. Ao longo de séculos enfrentamos a violência opressora do colonialismo, assim como do Estado brasileiro e suas políticas de desenvolvimento para a Amazônia, que sempre desconsideraram as vulnerabilidades dos povos tradicionais, em especial das mulheres, sempre mais atingidas pelos problemas sociais, econômicos e culturais.

Buscar melhores condições de vida para as mulheres indígenas, envolvendo a criação de políticas públicas, assim como promover o controle social é papel do Departamento de Mulheres da Foirn. Em parceria com organizações públicas e da sociedade civil, estamos engajadas na luta por equidade de gênero, assim como pelo protagonismo feminino para que nós mulheres indígenas possamos ocupar espaços de decisão, tanto no nosso mundo indígena, quanto na sociedade não indígena.

Leia o nosso Manifesto: manifesto das mulheres indigenas do rio negro.pdf