Fortalecer e apoiar as associações de base

A FOIRN possui 90 associações de base filiadas. A tradição do associativismo nas terrasindígenas do rio Negro remete aos tempos da chegada das pastorais (comunidades eclesiais de base), que estimularam a criação de associações para trabalhar em diversas áreas, do artesanato a projetos de educação. Essa forma de organização social foi bem incorporada pelos parentes em nossas comunidades e até, hoje, observamos novas organizações sendo criadas. Mulheres indígenas, em especial, demonstram especial interesse pelo trabalho coletivo e já somam 33 associações.

Existem também muitas dificuldades relacionadas ao associativismo, sobretudo, nos aspectos relacionados à gestão e administração de uma associação. Gerir recursos, executar projetos, prestar contas com transparência e estar em dia com as exigências da lei sobre a gestão de uma organização traz enormes dificuldades aos nossos parentes pouco acostumados à forma de organização social do mundo não indígena.

Com isso, a FOIRN busca apoiar as associações em suas iniciativas produtivas, de controle social ou de promoção da cultura, lazer, educação, saúde e outras áreas de atuação. Oficinas de formação em gestão, acompanhamento de projetos, reuniões, assembleias, articulações políticas, captação de recursos e de parcerias para as associações estão entre as atividades fomentadas pela FOIRN, com o suporte dos seus principais parceiros e apoiadores.

Nosso objetivo é que as associações indígenas de base tenham cada vez mais autonomia, trabalhando de forma consistente e contínua pelo desenvolvimento sustentável de suas comunidades. Associações fortalecidas significam comunidades saudáveis, autônomas e unidas em benefício do bem comum.